Quanto de carboidratos devemos comer?

Temos falado várias vezes neste blog, de que uma das maneiras eficazes para perder peso é fazer uma dieta baixa em carboidratos.

Com isso, conseguimos reduzir o apetite e causar uma perda de peso automática”, sem a necessidade de ter que ficar contando calorias de controlar as porções que tomamos.

POR QUE UMA DIETA BAIXA EM HIDRATOS DE CARBONO?

Nos últimos tempos, décadas poderíamos dizer, muitos especialistas têm estado recomendando dietas baixas em calorias e gorduras.

O problema é que essa dieta não funciona. Até mesmo as pessoas que são consistentes com uma alimentação deste tipo, não acabam vendo resultados com ela.

Uma alternativa que vem aí é uma dieta baixa em hidratos de carbono. Com esta alimentação, reduzimos a ingestão de hidratos de carbono como os açúcares e amidos ( pão, massas, etc ) e os substituímos por proteínas e gorduras.

Os estudos realizados mostram que este tipo de dieta podem reduzir o apetite e faz com que acabemos comendo menos calorias, conseguindo perder peso sem esforço.

Foram feitos estudos para comparar as dietas baixas em hidratos de carbono com dietas baixas em gordura , eles se viu que, ao restringir as calorias de alimentos provenientes de gorduras se conseguem melhores resultados na perda de peso com dietas baixas em hidratos de carbono.

Mas os benefícios de uma dieta baixa em carboidratos vão além da perda de peso. Também nos ajuda a reduzir o açúcar no sangue, a pressão arterial e os triglicerídeos. Também podem melhorar o colesterol bom e reduzir o colesterol ruim.

QUANTOS CARBOIDRATOS TOMAR

Não há uma quantidade de hidratos de carbono exata para determinar o que é uma dieta baixa em carboidratos.

As pessoas que são fisicamente ativas e que têm massa muscular tendem a tolerar melhor os carboidratos que aquelas pessoas que levam uma vida sedentária. Isso é válido especialmente para as pessoas que fazem exercício físico de grande intensidade, trabalho anaeróbico como musculação, sprints.

Outro fator importante a ter em conta é a saúde metabólica, quando uma pessoa sofre de síndrome metabólica podem tornar-se com mais facilidade em obesos diabetes tipo II.

As pessoas que têm esses problemas metabólicos não podem tolerar a mesma quantidade de carboidratos do que aquelas que são saudáveis. Alguns especialistas chamam isso de ” intolerância aos carboidratos

Para começar eliminamos aqueles carboidratos menos saudáveis, como o trigo e os açúcares adicionados, fazendo isso já vamos pelo bom caminho para melhorar a saúde.

Mas se quisermos ir mais longe e obter os benefícios metabólicos de dietas baixas em hidratos de carbono, é necessário eliminar alguns mais.

100-150 GRAMAS POR DIA

Isto considera-se um consumo moderado. É apropriado para pessoas que são magras, ativas e simplesmente desejam manter-se saudáveis e controlar o seu peso. Um simples comprimido de Revital ja é suficiente para o uso diário. Se quiser, você pode saber como Revital como comprar clicando no link.

Neste intervalo pode-se perder peso, mas é possível que se deva contar calorias e controlar as quantidades das porções.

Hidratos de carbono que se pode comer:

  • Todos os vegetais que quiser.
  • Várias peças de fruta por dia.

20-50 GRAMAS POR DIA

Esse intervalo é muito bom para obter os máximos benefícios metabólicos. É também a escala ideal para aquelas pessoas que querem perder peso rapidamente , que são metabolicamente derrubadas e que têm obesidade e diabetes.

Ao comer menos de 50 gramas por dia, o seu corpo entra em cetose, com o que seu cérebro recebe energia através dos corpos cetónicos. Com isso, você conseguirá reduzir o apetite e causar uma perda de peso automática.
Carboidratos que podem ser consumidos:

Todos os vegetais que quiser. Carboidratos de alimentos como abacate , nozes e sementes.

EXPERIMENTA

Cada pessoa é um mundo, o que pode funcionar para uma pode não funcionar para outra. Por isso, é importante experimentar e averigues o que funciona para você.

Se você tem algum problema de saúde, é importante que fale com o seu médico antes de fazer qualquer mudança em sua dieta.

CARBOIDRATOS BONS E CARBOIDRATOS RUINS

Uma dieta baixa em hidratos de carbono não só nos permite perder peso, também nos permite melhorar a saúde.

Por isso, é importante que esteja composta por alimentos saudáveis , sem processar.

É importante também deixar de lado todos os hidratos de carbono lixo que costumamos encontrar com facilidade na hora de fazer a compra.

Se você quer fortalecer a sua saúde, é importante escolher alimentos não processados: carnes, peixes, ovos , legumes, frutos secos, boas gorduras e produtos lácteos inteiros.

É importante também escolher carboidratos que contêm fibra Se você optar por um consumo moderado de legumes escolhe fontes de amido refinado, como as batatas , batata doce, a aveia , o arroz e outros cereais sem glúten sempre há que deixar de lado os açúcares adicionados e o trigo, apenas pontualmente para ocasiões especiais.

VOCÊ VAI SE TRANSFORMAR EM UMA MÁQUINA DE QUEIMAR GORDURAS

Um dos grandes benefícios de uma dieta baixa em carboidratos é que consegue reduzir os níveis sanguíneos de insulina , um hormônio que cuida de levar a glicose para as células.

Uma das funções da insulina é armazenar a gordura. Muitos especialistas consideram que o principal motivo pelo qual este tipo de dieta funciona. tão bem é porque conseguem reduzir os níveis desta hormona.

Outra função da insulina é o de dizer aos rins que acumulam o sódio Esta é a principal razão por que as dietas ricas em carboidratos podem causar excesso de retenção de água.

Ao reduzir os carboidratos, você consegue reduzir a insulina e os rins começam a eliminar o excesso de água.

É comum que as pessoas que fazem uma dieta baixa em carboidratos consigam reduzir de 3 a 5 quilos durante os primeiros dias de dieta.

Passados estes dias, a perda de peso se torna mais lenta, mas passada esta semana a perda de peso é proveniente, na sua maior parte da gordura.

Um estudo comparou uma dieta baixa em hidratos de carbono com uma dieta baixa em gordura, nesta comparação foram medidas as composições corporais obtidas. Os resultados foram que as pessoas que fizeram uma dieta baixa em carboidratos perderam quantidades maiores de gordura corporal, além ganharam mais músculo do que as que fizeram uma dieta baixa em gordura.

Nestes estudos, também se verificou que as dietas baixas em hidratos de carbono são muito eficazes para reduzir a gordura da zona abdominal ( gordura da barriga ), a qual é a mais perigosa de todas, e está muito associada a muitas doenças.

Se você é novo com este tipo de dieta, é possível que tenha que passar por um período de adaptação, em que o seu corpo passa a queimar os hidratos de carbono com a queima de gordura.

Este período é conhecido como ” a gripe baixa em carboidratos , costuma durar poucos dias. Passados estes dias, você vai se sentir com mais energia, sem fases durante o dia de cansaço pouco energia, algo comum em dietas altas em hidratos de carbono.

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